Movimento estudantil
O movimento estudantil (ME) na FCT é a organização composta pelos estudantes do câmpus para defender os interesses dos alunos, lutar por seus direitos e para dar voz à coletividade estudantil que precisa ser ouvida.
Todos os alunos estão compondo o movimento estudantil através de ações corriqueiras, como a presença e participação em assembleias ou apoiando os colegas de câmpus em suas lutas, ou através do ingresso em órgãos estudantis como o diretório acadêmico, centro acadêmico do seu curso ou coletivos do câmpus.
O ME esteve presente durante toda a história do Brasil desde o século passado, levando consigo a voz dos estudantes sobre os mais diversos temas, desde temas políticos e de defesa da educação até na luta contra a ditadura militar. Suas entidades pelo país são organizadas, dirigidas e compostas por estudantes e todos nós participamos de suas construções e funcionamentos.
O Diretório Central de Estudantes Helenira Resende da Unesp (DCE) é uma das entidades mais importantes no ME, pois ele centraliza todos os campi para articular nossas lutas de forma eficiente e são responsáveis, também, por organizar as demandas vindas dos diretórios acadêmicos de cada unidade.
Diretório acadêmico
O diretório acadêmico, chamado de DA, é a entidade que centraliza os centros acadêmicos e demais entidades estudantis de um câmpus. Eles são responsáveis por promover as assembleias gerais, onde todos os estudantes tem direito de voz e de voto para decidir os rumos do movimento estudantil em comunidade.
É responsabilidade do DA também fazer as indicações de representantes discentes escolhidos pelos estudantes de cada curso para representá-los nos departamentos ou nos conselhos de curso.
Centros acadêmicos
Os centros acadêmicos, chamados de CA, são órgãos de representação estudantil, que cuidam dos cursos de cada câmpus, defendendo os interesses acadêmicos dos discentes. Também promove e organiza eventos como congressos e cursos, além de atividades científicas, culturais, sociais e esportivas.
Assembleias e plenárias
Ambos são momentos em que os alunos se reúnem para discutir determinados assuntos, muitas vezes buscando soluções para os problemas enfrentados. A diferença entre uma e outra é o caráter deliberativo que a assembleia possui, ou seja, nela pode-se votar propostas e tomar decisões, o que não ocorre em uma plenária, que possui um enfoque no diálogo e debate.
Para garantir que as assembleias realmente representem o corpo estudantil como um todo,
é estipulado no estatuto (um conjunto de regras que definem uma entidade) da entidade
que convocou a assembleia um quórum, que discrimina a quantidade mínima de participantes
necessários para que a assembleia aconteça, dessa forma, um grupo reduzido demais não poderá
tomar decisões pelo coletivo.
Nos casos em que o quórum não é atingido, normalmente é convocada uma plenária ao invés de assembleia e esta é postergada.
Nota-se, portanto, que a presença neste tipo de interação discente é essencial.
Os momentos que compõem uma assembleia comumente são:
- Informes: espaço para os participantes atualizarem os companheiros de reunião sobre acontecidos, fatos, decisões ou outras informações relevantes aos temas.
- Pontos de pauta: são os temas que serão discutidos, um a um, na intenção de encontrar soluções ou caminhos para eles. Todo aluno pode sugerir um ponto de pauta para uma assembleia ou plenária.
- Discussão: são debatidas cada uma das pautas apresentadas, e as possíveis soluções ou caminhos para cada uma delas são feitas na forma de propostas que serão votadas em um momento seguinte.
- Regime de votação: momento exclusivo às reuniões deliberativas (como assembleias), onde cada proposta feita é votada por todos os presentes.
Para ficar por dentro dos termos comumente utilizados nesse tipo de reunião e para saber como contribuir para manter a ordem e a clareza do que está sendo debatido, segue uma lista de termos:
- Questão de ordem: é um tipo de fala altamente prioritária, que deve dizer respeito ao andamento da reunião e sua estrutura ou sistematização, com o objetivo de mantê-la organizada e respeitosa. Qualquer momento que não seja um regime de votação pode ser temporariamente interrompido para que a questão de ordem seja feita.
- Questão de entendimento: é um tipo de fala usada para que cada participante possa verbalizar suas dúvidas sobre o significado de alguma pauta, proposta ou termo, para que todos possam seguir no debate, compreendendo claramente o que está sendo dito.
- Bandeira: é como são chamadas as ideias que um dado grupo defende.
- Supressão: é a remoção de um item, como pautas ou propostas, por exemplo.