Entidades importantes
O funcionamento do câmpus é organizado por uma hierarquia de entidades:
Congregação
É o órgão deliberativo e normativo máximo em ensino, pesquisa, extensão universitária e administração (artigo 39 do estatuto da Unesp).
Diretoria
É o órgão que centraliza as decisões que envolvem a faculdade como um todo. Todas as grandes decisões que precisam ser tomadas na FCT passam pela diretoria.
Departamentos
São as centralizações das várias áreas de atuação do câmpus. No momento, a FCT conta com 10 departamentos que cuidam dos cursos que lhe cabem.
Cada departamento oferece espaços para que os estudantes possam participar, ter poder de voz e de voto nas decisões que serão tomadas. Desta forma, os alunos podem garantir que estão sendo representados e reconhecidos nas reuniões e decisões tomadas por seu departamento.
Conselhos de departamento
É onde são debatidas as pautas que se referem ao departamento. É composto por um conjunto de professores e por uma delegação de discentes (alunos).
As delegações são compostas por um delegado e um suplente, que se faz presente quando o delegado não pode comparecer.
Conselhos de curso
Tem o dever de cuidar e tomar todas as decisões que sejam específicas para um curso.
Assim como o conselho de departamento, é composto por um conjunto de professores e pelo menos uma delegação de discentes, com um delegado titular e um suplente.
Coordenação
É responsável pela organização e coordenação pedagógica de um determinado curso.
É composta por um docente e pelo seu vice-coordenador, também professor.